RÁDIO CULTURA: Livro fala da Geografia do Samba em SP
Entrevista com professor e geógrafo Alessandro Dozena. ver mais...
JC Debate: Preparação para o vestibular
Prof. Giba participou do debate. ver mais...
Clique ABC: A educação em 2016 e os desafios educacionais para 2017
Traremos de 2016 para 2017 nossa obstinação por uma educação densa, crítica, plural e ao alcance de todos, sem distinção de qualquer espécie. ver mais...
G1 - Fuvest 2017: confira a resposta das 10 questões mais difíceis
Programa veiculado no Portal G1. ver mais...
Jornal Gazeta Norte Mineira: A quem serve o sofisma "a austeridade ou o caos" ?
“No Estado de Direito, o indivíduo tem, em face do Estado, não só direitos privados, mas também direitos públicos. O Estado de Direito é o Estado dos cidadãos” (Norberto Bobbio) ver mais...
Portal Geledés: Defender o Enem é defender a democratização do ensino
Três argumentos são essenciais para defender o Enem. ver mais...
Folha Metropolitana: Ensino só para as elites?
Os movimentos de expansão de oportunidades demandam políticas que garantam a permanência de quem chega. Caso contrário, a dificuldade em permanecer acaba gerando uma evasão que, ao final, é atribuída à “falta de condição de quem chegou”. ver mais...
Diário de São Paulo: Sacrifícios para quem?
A tramitação em curso da PEC nº 241/16, que pretende limitar e reduzir os gastos públicos por um período de 20 anos, incide destrutivamente sobre todo o conjunto de políticas sociais construído com base na Constituição cidadã de 1988, e de forma especialmente destrutiva no universo da educação e da saúde. ver mais...
Todo Dia: Escola sem partido ou o flerte com o fascismo
O filósofo Michel Foucault afirmava que onde há poder, há contrapoder; o sociólogo Pierre Bourdieu, quando conclamava resistência aos efeitos de políticas que ameaçavam direitos sociais, afirmava que onde há fogos deve haver contrafogos. ver mais...
Jornal Vestibulando: Não ao desmanche da Educação!
“Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância.” Professor Giba, presidente da Fundação PoliSaber. ver mais...
Jornal Meio Norte: Intolerância e a escola
Uma das razões para a força dessa ofensiva conservadora, pelo menos no Brasil, é o fato de os setores democráticos terem negligenciado um dos aspectos fundamentais para a ampliação do processo de inclusão que é a necessidade de se criar, via educação, uma sólida cultura de paz e tolerância. ver mais...
Portal Geledés: Corrigir distorções históricas
As cotas para excluídos têm sido objeto de inúmeras controvérsias no Brasil. Chama atenção, porém, o quanto a rejeição às políticas de inclusão relacionadas às cotas são combatidas com base na defesa da “meritocracia”. ver mais...
Nota 10: A geração "nem, nem" e os profissionais "des, des"
De acordo com os últimos dados da IBGE que fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais, 6,8 milhões de jovens compunham o contingente de "nem, nem, nem" no país em 2014, o que representava 13,9% das pessoas de 15 a 29 anos. ver mais...
Estadão: USP NO ENEM, Inclusão para inglês ver
Pela primeira vez a Universidade de São Paulo (USP) se rendeu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar parte dos calouros de 2016. ver mais...
Brasil 247: O Enem se aperfeiçoa
A prova do Enem 2015 causou alvoroço – e não é apenas pelo tema da redação que polemizou solicitando ao aluno que discutisse os motivos da persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. Muitos alunos e professores disseram que as questões propostas no exame foram as mais difíceis da história do Enem. ver mais...
Brasil 247: Menos diagnóstico e mais proposta
A educação vive um dilema que é quase uma escolha de Sofia, decidir de que forma pretende investir os amplos recursos à disposição, onde concentrar mais verba e por que e como gerir e administrar esse dinheiro. ver mais...
Brasil 247: O futuro do Brasil fica longe da cadeia
A mídia amplamente noticiou que a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deu parecer favorável à tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 171, de 1993, que pretende alterar o artigo 228 da Constituição Federal. ver mais...