Na Mídia


Fundação Polisaber promove bate-papo sobre os desafios do Ensino Médio no Brasil


No último domingo (14/4), a Fundação Polisaber realizou um bate-papo sobre os desafios para o Ensino Médio no Brasil, com Maria Helena Guimarães de Castro, membro do Conselho Nacional de Educação e ex-secretária executiva do MEC. O evento aconteceu no Cursinho da Poli (Unidade Lapa) e contou com a presença de professores e convidados.

Maria Helena iniciou a conversa apresentando o delicado cenário da educação brasileira em um levantamento publicado no Anuário da Educação Brasileira de 2018: de cada 100 estudantes que ingressam na escola, apenas 59 concluem o ensino médio. Desses, apenas 9% apresentam desempenho adequado em matemática e 25% em Língua Portuguesa quando concluem a educação básica, e 80% não ingressam na universidade.

Para ela, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz bons caminhos para que os estados, municípios e as escolas possam reverter essa situação. "A Base permite que os currículos sejam construídos de maneira mais interessante para o aluno, evitando a evasão. Há aí um grande desafio, especialmente para os professores: temos que deixar de ensinar pela teoria e passar à prática, aplicar os conhecimentos de forma que o aluno entenda o sentido daquilo que está aprendendo", comentou.

Para Maria Helena, a implantação da BNCC é um caminho sem volta e o momento é de discussão, troca de ideias para que se possa chegar a um denominador que efetivamente contribua para aprimorar os níveis da educação brasileira. "O objetivo aqui foi de dialogar com os professores que estão envolvidos com os alunos diariamente. Para ganhar presença na sociedade, essa ideia precisa ser discutida. A Fundação Polisaber tem um papel importante e este é um bom momento para debater os desafios de implantação do Ensino Médio."

Entre os convidados estava Marcelo Krokoscz, diretor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), que parabenizou a Polisaber pela iniciativa. "Eventos como esse são necessários, pois temos pessoas como a professora Maria Helena que tem muita experiência para abordar a temática. Dialogar com ela nos ajuda a ter segurança e tranquilidade. A Polisaber está de parabéns".

Gilberto Alvarez, presidente da Fundação PoliSaber falou sobre o que o evento representou para a fundação. "Ficamos muito satisfeitos quando a professora Maria Helena aceitou nosso convite. Extremamente competente, é uma militante no meio educacional, foi muito generosa em dividir seu conhecimento e experiência. Ela colocou os desafios e trouxe possibilidades de que caminhos seguir. Foi um momento de reflexão e muito aprendizado para nós da Fundação Polisaber", finaliza.


Cursinho Geral