Estudo Orientado das Obras da Fuvest e Unicamp

Post
Editora Polisaber

Esta publicação analisa as obras literárias exigidas pelos vestibulares da Fuvest (USP) e da Unicamp e, muito mais do que dar um resumo, aponta características das principais personagens e comenta o estilo do autor e seu contexto histórico.

A análise de cada obra é acompanhada também por um conjunto de informações extras como a sugestão de filmes, músicas e sites que complementam a interpretação dos textos literários e enriquecem sua percepção para os exames vestibulares.

Obras analisadas:

  • Auto da barca do inferno, Gil Vicente
  • Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida
  • Iracema, José de Alencar
  • Dom Casmurro, Machado de Assis
  • A cidade e as serras, Eça de Queirós
  • O cortiço, Aluísio Azevedo
  • Vidas secas, Graciliano Ramos
  • Capitães da areia, Jorge Amado
  • Antologia poética, Vinicius de Moraes

Utilizado com êxito há anos pelos alunos do Cursinho da Poli, instituição especializada em preparar candidatos às vagas oferecidas pelas universidades públicas, o Estudo Orientado é um guia descomplicado para a leitura crítica dos nove textos obrigatórios para os vestibulares da USP, Unicamp e de todas as universidades que baseiam nessas obras as questões de literatura de seus exames.

Esse Estudo Orientado começa com uma breve epígrafe, que é o mote das reflexões preliminares, seguida das considerações críticas, que são o fio condutor para a compreensão da obra, com dados biográficos do autor e período histórico em que se insere, resumo do enredo, características das principais personagens, importância, classificação e aspectos relevantes da obra e se encerra com um roteiro de estudos contendo:

  • Exercícios

    Criteriosamente escolhidos para oferecer aos estudantes um painel das principais tendências na abordagem dos assuntos que compõem as questões dos últimos vestibulares.

  • Roda de leitura

    Textos complementares de fontes variadas, selecionados para orientar a leitura e enriquecer a reflexão acerca da obra.

  • Pesquisar e ler

    Indicação de leituras que aprofundam certos temas ou abrem para outros, correlatos aos mais tradicionais e que visam estimular a curiosidade e incentivar a pesquisa, enriquecendo a visão geral do estudante.

  • Ver e ouvir

    Indicação de materiais variados, basicamente músicas e filmes que podem ampliar os conhecimentos em foco.

  • Navegar

    Indicação de sites que tratam do que é abordado ou fornecem dados para novas explorações.

  • Ágora

    Apresenta um tema, levantando dados e opiniões sobre assuntos polêmicos e de interesse prático para a observação crítica.

  • Senha

    No encerramento do estudo de cada obra, há um exercício de decifração que incita questionamentos. Quase sempre de forma lúdica, a senha introduz o estudo seguinte ao mesmo tempo em que leva o estudante a considerar certos aspectos críticos.